sexta-feira, 20 de março de 2015

LIMITES DO CRESCIMENTO: É NOSSO PLANETA NA BEIRA DO COLAPSO?

991225765_3f92287536_z
Quando o livro “Limites do Crescimento” foi publicado em 1972, as previsões estabelecidas pelos seus autores – que a sociedade estava indo em direção a um inevitável colapso até o ano de 2100 – foram consideradas ridículo. Mas será que estamos realmente no caminho certo? A pesquisa moderna confirmou que as conclusões preocupantes alcançados por pesquisadores Donella e Dennis Meadows são mortos na medida que a população cresce e as demandas por riquezas materiais leva a uma maior produção industrial e da poluição.
Os pesquisadores usaram um modelo de computador de ponta para controlar a industrialização, a população, a comida, uso de recursos e da poluição. As projeções a partir do momento que o livro foi publicado até 2010 estavam estranhamente precisos. “Os recursos estão sendo usados ​​em uma taxa rápida, a poluição está aumentando, a produção industrial e de alimentos per capita está aumentando. A população está crescendo rapidamente “, observaThe Guardian , assim como o livro projetada.
O livro explorou a tocou de cenários que poderiam jogar fora até o ano de 2100 se foram tomadas medidas drásticas para proteger o meio ambiente e os recursos que os seres humanos necessitam para sobreviver. Se não houver ações foram tomadas, a toupeira previu ‘superação e colapso’ – da economia, meio ambiente e população – antes de 2070.
A nova pesquisa reúne dados da ONU, a National Oceanic and Atmospheric Administration dos EUA (NOAA) e de outras fontes e traça-lo juntamente com os limites a cenários de crescimento. Confira os gráficos sobre a The Guardian para ver como eles combinam.
Para acompanhar a demanda para a produção industrial, nós vamos ter que usar mais recursos do que nunca, e esses recursos se tornará mais caro para obter como usamos até os que são finitos. Lotes de capitais vai entrar em obtê-los, e, em seguida, a produção industrial per capita vai começar a cair.
Aumento da poluição e diminuição da produção industrial na agricultura vai levar a uma queda na produção de alimentos per capita. Isso leva a um aumento na taxa de mortalidade, reduzindo a população mundial por cerca de meio bilhão de pessoas por década a partir de cerca de 2030. Os primeiros sinais de colapso estão previstos para começar em 2015.
Então, há algo que possamos fazer para pará-lo? De acordo com a pesquisa, o fator mais importante é a prevenção “pico do petróleo” por encontrar outras fontes viáveis ​​e sustentáveis ​​de combustível. Mas os novos dados não indicam que o colapso da economia mundial, o ambiente ou a população é absolutamente certo.
“Pode ser tarde demais para convencer os políticos de todo o mundo e as elites ricas para traçar um caminho diferente”, diz The Guardian. “Então, para o resto de nós, talvez seja a hora de pensar em como podemos proteger-nos como nós dirigimos para um futuro incerto.”

0 comentários:

Postar um comentário